Teoricamente, um motor retificado deve apresentar rendimento e durabilidade semelhantes aos de um motor novo. No entanto, por falta de observa��o de alguns detalhes consideramos �menos importantes�, alguns motores retificados n�o conseguem apresentar nem o rendimento nem a durabilidade desejados.
Retifica��o do bloco de cilindros
Depois da desmontagem do motor, procede-se a lavagem do bloco retirando-se todos os �selos� que vedam as c�maras de �gua, para remo��o dos dep�sitos e oxida��es existentes no interior das c�maras.
Feita a limpeza, inspeciona-se o bloco em busca de trincas, rachaduras ou outras irregularidades que possam ter ocorrido durante o funcionamento do motor.
Alem disso, como o motor � uma m�quina t�rmica, o bloco pode ter sofrido deforma��es ou desalinhamentos, devido �s varia��es de temperatura sofridas durante o per�odo de funcionamento.
Por isso, inspeciona-se, com uma r�gua, o plano superior do bloco no sentido de comprimento, como transversalmente, e contando-se empenamentos retifica-se a face do bloco em uma retificadora plana (ou fresadora), desde que a altura do bloco ainda esteja dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante do motor.
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Verifica��o do empenamento do bloco � parte superior.
Deforma��o dos alojamentos
Tamb�m devido �s varia��es t�rmicas, o bloco do motor pode sofrer ligeiras deforma��es que produzem desalinhamento nos mancais centrais. Como essas deforma��es n�o ocorrem instantaneamente, mas v�o se processando em ritmo lento, as bronzinas instaladas no motor v�o se acomodando � situa��o de desalinhamento que vai ocorrendo nos mancais.
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Linha central correta.
Por outro lado, como as bronzinas atuais, micro acabadas em dimens�es definitivas, impedem se seja feito qualquer ajuste a �rasquete�, para se conseguir a ajustagem de folga correta entre as bronzinas e os colos de �rvore de manivelas, � necess�rio que o chamado �ber�o� das bronzinas, ou seja o alojamento onde elas ser�o instaladas, apresente medidas corretas e alinhamento perfeito com a linha central de todos os mancais.
Assim sendo, quando forem-se instaladas novas bronzinas e constatar-se desalinhamento dos centros dos mancais, o bloco dever� se corrigido atrav�s de usinagem em uma m�quina mandrilhadora de mancais.
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Maquina mandrilhadora de mancais.
Um ponto importante que deve ser observado nessa opera��o � o de deixar-se o mancal o mais circular poss�vel para evitar contato irregular entre a bronzina e o colo da �rvore de manivelas.
Na falta de outras refer�ncias, pode-se utilizar os seguintes valores como base, para verificar a circularidade do mancal:
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Al�m disso, o mancal, depois de usinado, deve apresentar-se perfeitamente liso e cil�ndrico, ou seja, sem riscos profundos de ferramentas e sem estar demasiadamente c�nico, pois � essencial que a face externa da bronzina assenta-se por completo no alojamento, para haver boa transfer�ncia de calor e evitar quaisquer movimento da bronzina quando o motor estiver funcionando.
Obs.: Quando a ovaliza��o, conicidade ou desalinhamento forem pequenos, usa-se rebaixar as capas dos mancais e reusinar os alojamentos.
Retifica��o do bloco de cilindros
Depois da desmontagem do motor, procede-se a lavagem do bloco retirando-se todos os �selos� que vedam as c�maras de �gua, para remo��o dos dep�sitos e oxida��es existentes no interior das c�maras.
Feita a limpeza, inspeciona-se o bloco em busca de trincas, rachaduras ou outras irregularidades que possam ter ocorrido durante o funcionamento do motor.
Alem disso, como o motor � uma m�quina t�rmica, o bloco pode ter sofrido deforma��es ou desalinhamentos, devido �s varia��es de temperatura sofridas durante o per�odo de funcionamento.
Por isso, inspeciona-se, com uma r�gua, o plano superior do bloco no sentido de comprimento, como transversalmente, e contando-se empenamentos retifica-se a face do bloco em uma retificadora plana (ou fresadora), desde que a altura do bloco ainda esteja dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante do motor.
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Verifica��o do empenamento do bloco � parte superior.
Deforma��o dos alojamentos
Tamb�m devido �s varia��es t�rmicas, o bloco do motor pode sofrer ligeiras deforma��es que produzem desalinhamento nos mancais centrais. Como essas deforma��es n�o ocorrem instantaneamente, mas v�o se processando em ritmo lento, as bronzinas instaladas no motor v�o se acomodando � situa��o de desalinhamento que vai ocorrendo nos mancais.
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Linha central correta.
Por outro lado, como as bronzinas atuais, micro acabadas em dimens�es definitivas, impedem se seja feito qualquer ajuste a �rasquete�, para se conseguir a ajustagem de folga correta entre as bronzinas e os colos de �rvore de manivelas, � necess�rio que o chamado �ber�o� das bronzinas, ou seja o alojamento onde elas ser�o instaladas, apresente medidas corretas e alinhamento perfeito com a linha central de todos os mancais.
Assim sendo, quando forem-se instaladas novas bronzinas e constatar-se desalinhamento dos centros dos mancais, o bloco dever� se corrigido atrav�s de usinagem em uma m�quina mandrilhadora de mancais.
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Maquina mandrilhadora de mancais.
Um ponto importante que deve ser observado nessa opera��o � o de deixar-se o mancal o mais circular poss�vel para evitar contato irregular entre a bronzina e o colo da �rvore de manivelas.
Na falta de outras refer�ncias, pode-se utilizar os seguintes valores como base, para verificar a circularidade do mancal:
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Al�m disso, o mancal, depois de usinado, deve apresentar-se perfeitamente liso e cil�ndrico, ou seja, sem riscos profundos de ferramentas e sem estar demasiadamente c�nico, pois � essencial que a face externa da bronzina assenta-se por completo no alojamento, para haver boa transfer�ncia de calor e evitar quaisquer movimento da bronzina quando o motor estiver funcionando.
Obs.: Quando a ovaliza��o, conicidade ou desalinhamento forem pequenos, usa-se rebaixar as capas dos mancais e reusinar os alojamentos.
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