Leia tamb�m a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte, 6� parte, 7� parte, 8� parte e 9� parte.
7 � Pe�as mal ajustadas
A � Folga insuficiente entre pist�o e cilindros
Este tipo de anomalia pode causar engripamento e escoria��es em um motor pelo rompimento do filme de �leo quando o pist�o se dilata.
Constata-s essa condi��o geralmente por uma �rea brilhante e polida, acima ou abaixo dos furos do pino (nos pist�es de saia interi�a) e escoria��es nas faces de contato.
B � Muita interfer�ncia no pino do pist�o
Um ajuste apertado no pino do pist�o impede que o pist�o se expanda e contraia normalmente, da� resultando folgas insuficientes.
Por isso, quando um pino for instalado sem folga suficiente no furo do pist�o ou na bucha da biela, normalmente dever�o ser encontradas riscos ou escoria��es unicamente nos lados do pist�o onde est�o os furos dos pinos devendo encontrar-se escoria��es e rebarbas nos furos dos pinos.
Escoria��es causadas por um pino instalado muito apertado
C - An�is com folga insuficiente entre pontas.
Os pist�es e os an�is se dilatam � medida em que se aquecem atingindo a temperatura de opera��o do motor.
Por isso, conforme j� mencionado anteriormente em �Troca de an�is�, � importante que todos os an�is tenham pelo menos o limite m�nimo especificado de folga entre pontas, pois, em caso contr�rio, as extremidades dos an�is podem encostar-se e causar escoria��o, quebra dos an�is ou engripamento do motor.
Uma folga entre pontas inferior ao m�nimo especificado pode, por exemplo, ser devida ao fato de estar o cilindro com 0,025 mm (0.001�) menor que a medida prevista, ou pelo fato de usar-se u jogo de an�is incorreto para este motor.
D � Ajuste inadequado das camisas de cilindro
Muitos fabricantes de motores para servi�os pesados, fabricam os motores com camisas substitu�veis em lugar de cilindros fundidos com o bloco, exibindo dois tipos de camisas: secas e molhadas, como j� foi mencionado anteriormente.
O ajuste de camisas secas em um cilindro retificado tem grande influencia na durabilidade e no desempenho dos pist�es e an�is de segmento e considerando este fato, os fabricantes despenderam anos e anos, provando e desenvolvendo o ajuste certo das camisas para determinado motor.
Assim sendo, � de estrema import�ncia que o ajuste dessas camisas no bloco seja o mais perfeito poss�vel pois, caso contrario, fatalmente ocorrer�o escoria��es e engripamento.
Existem tr�s maneiras de ajustar uma camisa incorretamente:
1 � Ajuste muito folgado.
2 � Ajuste muito apertado.
3 � Ajuste em cilindro deformado.
Um ajuste muito folgado da camisa reduz a transfer�ncia de calor desta para o bloco, deixando-a superaquecida pelo calor que recebe dos an�is e dos pr�prios gases da combust�o.
Uma combina��o dessa situa��o com a realiza��o de servi�os pesados, pode provocar a ruptura do filme de �leo lubrificante e causar escoria��es no motor.
Por outro lado, quando se instala uma camisa com muita interfer�ncia, al�m de o pr�prio bloco poder ficar deformado, o que pode ocorrer � que, como o calor gerado pelo funcionamento do motor faz com que a camisa se dilate, e n�o existindo condi��es para que ela se dilate para fora devido � excessiva interfer�ncia com o bloco, a camisa acaba se dilatando para dentro, diminuindo de di�metro.
Com isso, a folga entre camisa e pist�o chega a reduzir-se a zero, rompendo o filme de �leo e provocando escoria��es e engripamento.
Al�m disso, dependendo do caso, essa diminui��o do di�metro interno da camisa pode tornar-se permanente.
Quando o motor estiver frio, em determinados pontos, ficar� um vazio entre a camisa e o bloco, onde v�o se acumular carv�o e resina, que ir�o prejudicar a transfer�ncia de calor no local e tornar-se novos pontos de superaquecimento e escoria��es.
Quanto � instala��o de camisas em cilindros deformados, o que poder� ocorrer � que: ou a camisa se moldar� � deforma��o do cilindro, ficando tamb�m deformada e dificultando o assentamento dos an�is, ou n�o se deformar�, formando, no entanto, um contato irregular com as paredes do cilindro, deixando v�os onde se acumular�o carv�o e resina, causando os problemas descritos anteriormente.
Grandes dep�sitos de carv�o ou resina na parte externa das camisas, sinais de escoria��es ou engripamento nos an�is e/ou nas camisas o pontos brilhantes e polidos, evidenciam a deforma��o ou o esmagamento da camisa devido a irregularidade no cilindro.
E � Desalinhamento de Bielas
Quando as bielas est�o desalinhadas, os an�is n�o tem uma superf�cie de contato adequada com a parede do cilindro, os pist�es se desgastam de forma desigual, o consumo de �leo � anormal e o motor tem maior tend�ncia para engripamento e escoria��es.
Identifica-se uma biela desalinhada pelo desgaste irregular do pist�o, no sentido diagonal, em pontos opostos, conforme mostra a figura abaixo.
Pist�es com desgaste em diagonal
O contato com a parede do cilindro aparece na parte inferior da saia, � esquerda e, na �rea dos an�is, � direita. Verifica-se, tamb�m, um sinal de desgaste, come�ando � direita na parte superior, descendo em forma diagonal e prolongando-se transversalmente para a esquerda e na parte de baixo da saia.
Portanto, verifique sempre o alinhamento das bielas antes de substituir os an�is, a fim de evitar os problemas acima.
F � Perda da trava do pino
Embora de natureza diferente da escoria��o e engripamento como descrito at� o momento este � um problema relativamente comum e que e que tamb�m provoca riscos e quebras dos an�is, pist�es e cilindros.
A avaria do pist�o do tipo ilustrado na figura abaixo � devida ao afrouxamento da trava do pino, � quebra da extremidade da trava do pino, ou a um peda�o de metal solto, deixado no interior do pino.
A avaria neste pist�o foi causada pela perda da trava do pino.
Em casos desse tipo, devido � in�rcia, o objeto solto martela o pist�o e o cilindro na �rea do cubo do pino, danificando o pist�o enquanto procura sua sa�da do motor.
Al�m disso, esses objetes soltos podem passar atrav�s do oco do pino, danificando o pist�o e a parede do cilindro no lado opostos.
As travas dos pinos podem soltar-se devido a:
1 � Desalinhamento das bielas.
2 � Excessivo jogo axial do virabrequim.
3 � Pinos do pist�o muito longos.
4 � Conicidade dos colos do virabrequim.
5 � Cilindro retificado fora de alinhamento.
6 � Peda�os de metal deixando dentro do pino do pist�o.
7 � Travas de pinos frouxas.
8 � Uso de trava de pino incorreta.
9 � Travas de pino instalados incorretamente.
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Monday, November 30, 2009
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