Wednesday, June 4, 2008

De volta ao passado 1� edi��o - Chevrolet Camaro

O primeiro da s�rie de volta ao passado � nada menos que o Chevrolet Camaro.
O Chevrolet Camaro come�ou a ser projetado em 1964 com o desenvolvimento do �F-Car� que iria disputar mercado com o Ford Mustang. O projeto �F-Car� deu origem ao Pontiac Firebird e o Chevrolet Camaro.

Em 1966 foi lan�ado o primeiro Camaro, lan�ado como modelo 1967 e sendo o primeiro projeto desenvolvido com auxilio de computadores afim de garantir a fluidez mec�nica e nas linhas. Diferente do seu concorrente, introduziu o conceito de uni�o de carroceria em pe�a �nica colocada em um sub-chassis, que dava uma maior rigidez, melhor isolamento ac�stico, maior conforto e mais estabilidade.

No ano de 1967, o Camaro foi escolhido como Pace Car oficial das 500 Milhas de Indian�polis, honra que s� concedida aos velozes e dotados de estilo. Neste primeiro ano nasce tamb�m um dos seus modelos mais famosos, cujo sucesso esteve sempre associado � pot�ncia e � velocidade - o Z28, equipado com um V8 de bloco compacto. Ao final deste ano, 220 906 unidades entre todos os modelos e mais 100 r�plicas brancas do Pace Car haviam sido produzidas.

O ano de 68 foi de estr�ia de outro s�mbolo entre os Camaros, o SS. Al�m do modelo tradicional equipado com um motor V8 de 350 polegadas c�bicas de deslocamento, uma vers�o de 396 polegadas foi criada, que visualmente diferia dos demais pelo cap�.

Em 1970 produz a segunda gera��o de Camaros, que apenas mant�m o conceito estrutural de constru��o, mas que est�tica e mecanicamente recebe muitas modifica��es, com fortes influ�ncias de fabricantes europeus. Al�m do novo visual, um V8 de 350 polegadas, mais forte (360 cavalos) e ainda uma opcional de 396 polegadas e 375 cavalos para o SS.

Os anos seguintes para o Camaro teve suas vendas abaladas pela subida do pre�o do petr�leo fazendo o consumidor optar por ve�culos que consumiam menos. Somado a isto, medidas anti-polui��o fizeram acabar com os grandes V8, em 1972 o fim da produ��o do SS e em 73 o surgimento do Camaro LT privilegiando mais o luxo e o conforto e menos a pot�ncia, dando lugar inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos potentes e mais econ�micos. A crise faz outra "v�tima" em 74, terminando com o Z28.

Nos anos seguintes o Camaro teve poucas modifica��es que se restringiram basicamente a modifica��es est�ticas e novos acess�rios no modelo LT, disponibilizando at� um pacote chamado Rally Sport, produzindo um carro mais acess�vel ao consumidor e que em 1977 fez novamente as vendas ultrapassrem as 200 mil unidades. Em 11 de Maio de 1978, o Camaro de n�mero 2 milh�es sai da unidade de Van Nuys e encontra-se at� hoje com um revendedor GM.

Com fim da d�cada, o fim chega tamb�m o fim da crise. O fim da linha LT, dando lugar ao Berlinetta e a volta do Z28 com um exclusivo motor V6 de 231 polegadas c�bicas e um novo Scoop com abertura traseira. Em 1981, produz-se o �ltimo Camaro da segunda gera��o, bem como marca o in�cio das implementa��es eletr�nicas para gerenciamento mec�nico.

Em 1982 n�o apenas marca mais uma gera��o - a terceira - do Camaro, mas tamb�m a maior modifica��o est�tica ap�s 12 anos, com um design mais moderno, quase futurista apesar das linhas mais retas e com a cria��o da traseira hatch. Ainda no ano da estr�ia da terceira gera��o, o Camaro � eleito o Carro do Ano pela revista Motor Trend e � escolhido pela terceira vez como Pace Car oficial de Indian�polis 500.

A terceira gera��o, apesar de apresentar como novidade o fato de pela primeira vez contar com um motor 4 cilindros, equipando o Sport Coup�, tamb�m marca o retorno dos V8 dotados de maior pot�ncia, que praticamente abandonaram a linha em fun��o da crise de petr�leo e das restri��es contra emiss�es de poluentes. Novos c�mbios de 5 velocidades manual e de 4 velocidades autom�tico, tamb�m come�aram a equipar os modelos.

Uma s�rie especial, denominada IROC-Z (International Race Of Champions) baseada no Z28, ganhou um pacote especial de items est�ticos e mec�nicos, tornando-se um dos modelos preferidos entre os da terceira gera��o. Ainda sobre o bloco V6, que recebeu um sistema de inje��o eletr�nica que o faria produzir 215 cavalos, contra os recentes V8 tradicionais de 190 cavalos. Mais tarde, nos anos de 1987 e 88, o IROC-Z ganhou mooriza��es de 225 e 230 cavalos respectivamente, baseado na mesma motoriza��o que equipava ent�o o Corvette. Neste mesmo ano, mais uma vez o Z28 sai de linha, para retornar apenas em 91.

As vendas j� estavam abaixo das 100 mil unidades anuais e em uma tentativa de revitalizar o mito, surge a quarta gera��o em 1993. Com uma nova e completa reestiliza��o, o Camaro tornou-se visualmente mais atraente e ainda oferecendo como op��es de motoriza��o, um bloco V6 de 160 cavalos e o Z28 equipado com o mesmo V8 que equipava ent�o o Corvette, o LT-1 V8 de 275 cavalos, recebendo pela quarta vez a honra de ser o Pace Car oficial de Indian�polis 500. Outro item que passa a ser de s�rie a partir deste ano em toda a linha, � o duplo air-bag. No ano seguinte o LT-1 ganha inje��o eletr�nica sequencial e c�mbio manual de 6 velocidades com assist�ncia por computador.

O modelo 96 ganha sistema de controle de tra��o como opcional para o Z28 al�m de um novo motor para os modelos equipados com o V6, que produzia 200 cavalos. Mas sem d�vida o retorno da vers�o SS, foi o ponto de destaque e de comemora��o aos aficcionados pelo carro, j� que pela primeira vez ap�s os anos de crise, o Camaro volta a sair de f�brica com um motor V8 de mais de 300 cavalos, 310 para ser exato! Al�m do retorno aos regimes de pot�ncia do passado, o carro ganhou de volta o Scoop sobre o cap�, um novo Spoiler traseiro, recalibragem no sistema de suspens�o e as mesmas rodas 17 polegadas do Corvette ZR-1.

Nenhuma mudan�a significativa aconteceu at� 98, quando um novo face lift que incluiu mudan�as grandes na frente, novo conjunto �tico, saias, e conjunto aerodin�mico. Mecanicamente, tamb�m grandes novidades ficaram por conta do novo motor inteiramente em alum�nio, mais uma vez derivado do mesmo que equipava o Corvette. Tratava-se de um V8 de 5.7 litros que no Z28 produzia 305 cavalos e 320 no SS. Novos freios a disco com assist�ncia por ABS Bosch nas quatro rodas.

Desde ent�o, a n�o ser por alguns poucos detalhes est�ticos e o controle de tra��o eletr�nico que passou a ser item de s�rie para todos os modelos, a maior novidade fica por conta de uma triste not�cia para os f�s do carro. No ano em que este mito completa 35 anos de hist�ria, a General Motors lan�a uma edi��o comemorativa, baseada no modelo convers�vel e no targa, que basicamente tem pintura e adere�os internos celebrando seu anivers�rio, mas ao mesmo tempo informa��es extra-oficiais, d�o conta que estes carros dever�o ser os �ltimos a serem produzidos pela marca, que pretende encerrar sua produ��o.


Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...