Desde seu lan�amento, em 1999, a Suzuki Hayabusa GSX-1300R fez hist�ria por ultrapassar a barreira dos 300 km/h. Lan�ada na Europa no ano passado, a vers�o 2008 da cultuada superesportiva com diversas modifica��es e tecnologia de ponta chega agora oficialmente ao pa�s.
Alguns importadores independentes j� disponibilizavam o modelo, geralmente importado dos Estados Unidos, mas a J.Toledo/Suzuki da Amaz�nia alerta aos consumidores mais afoitos que compraram estas unidades: al�m de n�o estarem �tropicalizadas�, ou seja, adaptadas a nosso combust�vel com uma porcentagem de �lcool, essas motos n�o est�o cobertas pela garantia de f�brica.
A nova Hayabusa j� pode ser encontrada nas concession�rias autorizadas Suzuki nas cores laranja, branca, azul e preta, a um pre�o sugerido de R$ 61,2 mil.
Mudan�as
O motor da Hayabusa ficou maior. Passou dos antigos 1.299 cm� para 1.340 cm�. O propulsor de quatro cilindros em linha, 16 v�lvulas, DOHC, teve as c�maras de combust�o redesenhadas para aumentar em 11% a efici�ncia na queima da mistura. Sem falar no novo sistema de alimenta��o, com dois bicos injetores por cilindro. As v�lvulas e os cilindros tamb�m mudaram, resultando em uma taxa de compress�o maior: 12,5:1. Agora a pot�ncia m�xima j� foi divulgada: 197 cv � um aumento de 25 cv em rela��o ao modelo anterior, que tinha 172 cv.
Outra grande novidade foi a ado��o do Suzuki Drive Mode Selector (S-DMS). Trata-se de um seletor do modo de funcionamento do motor, que controla diversas fun��es. H� tr�s op��es: no modo �A� o motor trabalha com for�a total e entrega toda a pot�ncia; no �B�, a entrega de pot�ncia � diminu�da em baixas rota��es, ideal para circuitos travados; j� no modo �C� mant�m pouca pot�ncia em m�dios e baixos regimes, mas o motor p�ra de entregar mais pot�ncia acima das 8.000 rpm, bastante �til em piso molhado. � o mesmo sistema utilizado nas motos de competi��o e que tamb�m j� equipa a Suzuki GSX-R 1000 K7.
No drivetrain h� ainda um c�mbio de seis marchas. Em conjunto foi instalada uma embreagem �anti-travamento� com limitador de torque para suavizar os trancos na redu��o de marchas.
Visual e cicl�stica
A Suzuki t�m se mostrado eficiente na atualiza��o de seus modelos, sem deixar de lado a identidade de cada um deles. Na Hayabusa n�o foi diferente, j� que o design que a consagrou se manteve, por�m parece mais moderno. O farol continua uma pe�a �nica, mas com desenho renovado. A carenagem ganhou novas entradas de ar e um coeficiente de atrito menor para melhorar a penetra��o aerodin�mica. Para isso o tanque tamb�m foi posicionado mais para baixo, para permitir ao piloto se esconder atr�s da bolha.
Na traseira, as setas est�o embutidas e a lanterna mudou. Chamam a aten��o tamb�m os dois novos escapes. Perderam os cromados e ganharam uma cobertura preta, de acordo com as atuais tend�ncias.
Na parte cicl�stica, mais melhorias. O quadro de dupla trave superior feito em alum�nio ficou mais leve e mais resistente a tor��es. Na dianteira, o garfo invertido tamb�m � novo. Assim como o monoamortecedor na balan�a traseira, que ganhou novo desenho para melhorar a tra��o da Hayabusa 2008 mais potente.
Os freios dianteiros trazem modernas pin�as, fixadas radialmente, que mordem dois discos de 310 mm � menores, por�m mais eficientes do que na vers�o anterior, garante a Suzuki. Na traseira o disco de freio ficou maior � 260 mm de di�metro com pin�a de um pist�o. As rodas tamb�m foram redesenhadas e s�o cal�adas com pneus Bridgestone BT-015 de alto desempenho. Tudo para �suportar� mais pot�ncia do novo motor e garantir a dirigibilidade, um dos pontos altos do modelo.
Outra qualidade mantida foi o conforto da garupa. Para isso, o assento foi rebaixado juntamente com o sub-quadro traseiro. Mantendo assim o car�ter �sport-touring� dessa superesportiva.
O piloto, al�m de poder se esconder melhor sob a bolha, conta com um novo painel de instrumentos. Com quatro mostradores anal�gicos, traz veloc�metro, tac�metro, marcador de combust�vel e de temperatura. Conta ainda com indicador de marcha engatada e a indica��o do S-DMS (modo de mapeamento do motor) escolhido.
Ao que tudo indica a nova Hayabusa deve reassumir o posto de moto mais r�pida do mundo e acirrar a guerra entre as marcas japonesas, principalmente com a Kawasaki e sua ZX-R 14. As previs�es falam em velocidade m�xima de 320 km/h, ou seja, a moto de s�rie mais r�pida do mundo.
Veja o v�deo da Hayabusa em velocidade m�xima:
Fonte
Alguns importadores independentes j� disponibilizavam o modelo, geralmente importado dos Estados Unidos, mas a J.Toledo/Suzuki da Amaz�nia alerta aos consumidores mais afoitos que compraram estas unidades: al�m de n�o estarem �tropicalizadas�, ou seja, adaptadas a nosso combust�vel com uma porcentagem de �lcool, essas motos n�o est�o cobertas pela garantia de f�brica.
A nova Hayabusa j� pode ser encontrada nas concession�rias autorizadas Suzuki nas cores laranja, branca, azul e preta, a um pre�o sugerido de R$ 61,2 mil.
Mudan�as
O motor da Hayabusa ficou maior. Passou dos antigos 1.299 cm� para 1.340 cm�. O propulsor de quatro cilindros em linha, 16 v�lvulas, DOHC, teve as c�maras de combust�o redesenhadas para aumentar em 11% a efici�ncia na queima da mistura. Sem falar no novo sistema de alimenta��o, com dois bicos injetores por cilindro. As v�lvulas e os cilindros tamb�m mudaram, resultando em uma taxa de compress�o maior: 12,5:1. Agora a pot�ncia m�xima j� foi divulgada: 197 cv � um aumento de 25 cv em rela��o ao modelo anterior, que tinha 172 cv.
Outra grande novidade foi a ado��o do Suzuki Drive Mode Selector (S-DMS). Trata-se de um seletor do modo de funcionamento do motor, que controla diversas fun��es. H� tr�s op��es: no modo �A� o motor trabalha com for�a total e entrega toda a pot�ncia; no �B�, a entrega de pot�ncia � diminu�da em baixas rota��es, ideal para circuitos travados; j� no modo �C� mant�m pouca pot�ncia em m�dios e baixos regimes, mas o motor p�ra de entregar mais pot�ncia acima das 8.000 rpm, bastante �til em piso molhado. � o mesmo sistema utilizado nas motos de competi��o e que tamb�m j� equipa a Suzuki GSX-R 1000 K7.
No drivetrain h� ainda um c�mbio de seis marchas. Em conjunto foi instalada uma embreagem �anti-travamento� com limitador de torque para suavizar os trancos na redu��o de marchas.
Visual e cicl�stica
A Suzuki t�m se mostrado eficiente na atualiza��o de seus modelos, sem deixar de lado a identidade de cada um deles. Na Hayabusa n�o foi diferente, j� que o design que a consagrou se manteve, por�m parece mais moderno. O farol continua uma pe�a �nica, mas com desenho renovado. A carenagem ganhou novas entradas de ar e um coeficiente de atrito menor para melhorar a penetra��o aerodin�mica. Para isso o tanque tamb�m foi posicionado mais para baixo, para permitir ao piloto se esconder atr�s da bolha.
Na traseira, as setas est�o embutidas e a lanterna mudou. Chamam a aten��o tamb�m os dois novos escapes. Perderam os cromados e ganharam uma cobertura preta, de acordo com as atuais tend�ncias.
Na parte cicl�stica, mais melhorias. O quadro de dupla trave superior feito em alum�nio ficou mais leve e mais resistente a tor��es. Na dianteira, o garfo invertido tamb�m � novo. Assim como o monoamortecedor na balan�a traseira, que ganhou novo desenho para melhorar a tra��o da Hayabusa 2008 mais potente.
Os freios dianteiros trazem modernas pin�as, fixadas radialmente, que mordem dois discos de 310 mm � menores, por�m mais eficientes do que na vers�o anterior, garante a Suzuki. Na traseira o disco de freio ficou maior � 260 mm de di�metro com pin�a de um pist�o. As rodas tamb�m foram redesenhadas e s�o cal�adas com pneus Bridgestone BT-015 de alto desempenho. Tudo para �suportar� mais pot�ncia do novo motor e garantir a dirigibilidade, um dos pontos altos do modelo.
Outra qualidade mantida foi o conforto da garupa. Para isso, o assento foi rebaixado juntamente com o sub-quadro traseiro. Mantendo assim o car�ter �sport-touring� dessa superesportiva.
O piloto, al�m de poder se esconder melhor sob a bolha, conta com um novo painel de instrumentos. Com quatro mostradores anal�gicos, traz veloc�metro, tac�metro, marcador de combust�vel e de temperatura. Conta ainda com indicador de marcha engatada e a indica��o do S-DMS (modo de mapeamento do motor) escolhido.
Ao que tudo indica a nova Hayabusa deve reassumir o posto de moto mais r�pida do mundo e acirrar a guerra entre as marcas japonesas, principalmente com a Kawasaki e sua ZX-R 14. As previs�es falam em velocidade m�xima de 320 km/h, ou seja, a moto de s�rie mais r�pida do mundo.
Veja o v�deo da Hayabusa em velocidade m�xima:
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