Dominado pelos modelos Harley-Davidson, o mercado de motos custom de alta cilindrada ganhou um concorrente de peso. O primeiro lote da Honda VTX 1800C desembarcou no Brasil no in�cio de 2006 esbanjando estilo e exclusividade. A VTX 2008 tem pre�o sugerido de R$ 57.239,00 (US$ 33.138), para a vers�o vermelha, com flames (labaredas) em preto. Como principal caracter�stica, essa big custom est� equipada com o maior motor de dois cilindros em �V� fabricado pela Honda - s�o exatos 1.795cm�. Al�m disso, conta com sistema de inje��o eletr�nica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). A VTX recebeu ainda transmiss�o por eixo-card�, suspens�o dianteira "upside-down" (invertida), rodas de liga leve, banco tipo sela e muitos cromados.
Claro que a parte est�tica � um grande diferencial da moto, por�m quando o motociclista sobe na Honda VTX , o que impressiona mesmo s�o a for�a e o vigor do motor "V-Twin". O "V2", OHC (comando simples no cabe�ote), gera 96,5 cv de pot�ncia e tem muita for�a em baixos e m�dios regimes de rota��o. O torque - 15,9 kgf.m � est� dispon�vel j� em 3.000 rpm.
Outro destaque � a inje��o eletr�nica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que assegura menor consumo de combust�vel e baixo custo de manuten��o em fun��o da bomba de combust�vel externa ao tanque.
Na pr�tica, a moto roda com muita desenvoltura nas estradas, seu habitat natural. O consumo gira em torno de 18 Km/l e o tanque em forma de gota com capacidade para 18 litros oferece uma autonomia de cerca de 300 Km, viajando a uma velocidade de cruzeiro de 100 Km/h. Por�m, nas estradas muito sinuosas, a cruiser da Honda sofre um pouco, principalmente por seus 2,5 metros de comprimento e 321 quilos.
A VTX 1800C tem c�mbio de seis velocidades e transmiss�o final por eixo-card�, e, em virtude da grande entrega de torque e pot�ncia, as rela��es de marcha � seis velocidades � s�o bem longas, ideais para quem gosta de por o �p� na estrada�. Segundo a Honda, o funcionamento do propulsor tem defasagem de 130 graus entre a igni��o do primeiro para o segundo pist�o, eliminando grande parte das vibra��es prim�rias, alterando o som final do escapamento � o barulho do escape n�o � t�o grave. Realmente, a vibra��o � bem menor se comparada a outros modelos custom.
Cicl�stica
Com um comportamento bastante equilibrado, a VTX 1800C est� equipada com o que h� de mais moderno em termos de suspens�o e freios. Destaque para a o sistema CBS (Dual Combined Brake System). Na pr�tica � s� pisar no pedal que a for�a de frenagem � transmitida para a dianteira e traseira simultaneamente. Para quem n�o se lembra, o CBS era usado na j� �aposentada� CBR 1100 XX Super Blackbird, sport touring da marca japonesa. Na dianteira, disco duplo flutuante de 296 mm e c�liper de tr�s pist�es. Muito eficiente, o freio traseiro tem disco simples de 316 mm, com c�liper de duplo pist�o. Detalhe: os freios s�o de grife Nissin. Para maior seguran�a, a VTX 1800 est� equipada com rodas de liga leve, cal�adas por pneus radiais da Dunlop: 130/70R-18� (dianteira) e 180/70R-16� (traseira).
A big custom da Honda tamb�m � bastante equilibrada, isso em fun��o do bem calibrado conjunto de suspens�o. Ambas as suspens�es copiam com bastante perfei��o as irregularidades do piso. Na dianteira, garfo telesc�pico invertido "upside-down", com curso de 130 mm. J� traseira tem duplo amortecimento (com capas cromadas), com curso de 100 mm e cinco posi��es de ajuste, regulagem que ajuda em muito que vai rodar com garupa e bagagem.
Ergonomia e conforto
A posi��o de pilotagem, o guid�o aberto, o banco tipo sela e o baixo centro de gravidade proporcionam ao piloto a sensa��o de muito conforto. A altura de 700 mm do assento amplo facilita a condu��o e oferece conforto em longos trechos de estrada. � como se voc� est� pilotando sentado num confort�vel sof�. O modelo tem um bom �ngulo de ester�o, por isso, facilita manobras em baixas velocidades.
A Honda poderia pensar em melhorar as fun��es do painel de instrumento, muito simples para uma moto que custa mais de R$ 57 mil. S� � poss�vel verificar a velocidade e hod�metro parcial e total. O painel poderia oferecer mais um hod�metro parcial, rel�gio e fuel-trip, para acompanhar o consumo de gasolina. Al�m disso, os comandos s�o espartanos e as linhas de freio poderiam ser de malha de a�o, em vez de borracha.
Acess�rios
A VTX 1800 pode receber ainda uma infinidade de acess�rios. Em vez de pedaleiras, moto poderia estar equipada com plataformas retr�teis � como a maioria das Harleys. Al�m disso, na VTX pode-se instalar p�ra-brisa, far�is auxiliares, sissy-bar (encosto para a garupa), alforjes entre outros itens que v�o deixar a moto mais confort�vel para se viajar. A Honda Acess oferece uma linha completa para o motociclista personalizar sua VTX 1800. Informa��es, acesse www.hondaaccess.com.br . H� tamb�m v�rias op��es de acess�rios no aftermarket.
Claro que a parte est�tica � um grande diferencial da moto, por�m quando o motociclista sobe na Honda VTX , o que impressiona mesmo s�o a for�a e o vigor do motor "V-Twin". O "V2", OHC (comando simples no cabe�ote), gera 96,5 cv de pot�ncia e tem muita for�a em baixos e m�dios regimes de rota��o. O torque - 15,9 kgf.m � est� dispon�vel j� em 3.000 rpm.
Outro destaque � a inje��o eletr�nica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que assegura menor consumo de combust�vel e baixo custo de manuten��o em fun��o da bomba de combust�vel externa ao tanque.
Na pr�tica, a moto roda com muita desenvoltura nas estradas, seu habitat natural. O consumo gira em torno de 18 Km/l e o tanque em forma de gota com capacidade para 18 litros oferece uma autonomia de cerca de 300 Km, viajando a uma velocidade de cruzeiro de 100 Km/h. Por�m, nas estradas muito sinuosas, a cruiser da Honda sofre um pouco, principalmente por seus 2,5 metros de comprimento e 321 quilos.
A VTX 1800C tem c�mbio de seis velocidades e transmiss�o final por eixo-card�, e, em virtude da grande entrega de torque e pot�ncia, as rela��es de marcha � seis velocidades � s�o bem longas, ideais para quem gosta de por o �p� na estrada�. Segundo a Honda, o funcionamento do propulsor tem defasagem de 130 graus entre a igni��o do primeiro para o segundo pist�o, eliminando grande parte das vibra��es prim�rias, alterando o som final do escapamento � o barulho do escape n�o � t�o grave. Realmente, a vibra��o � bem menor se comparada a outros modelos custom.
Cicl�stica
Com um comportamento bastante equilibrado, a VTX 1800C est� equipada com o que h� de mais moderno em termos de suspens�o e freios. Destaque para a o sistema CBS (Dual Combined Brake System). Na pr�tica � s� pisar no pedal que a for�a de frenagem � transmitida para a dianteira e traseira simultaneamente. Para quem n�o se lembra, o CBS era usado na j� �aposentada� CBR 1100 XX Super Blackbird, sport touring da marca japonesa. Na dianteira, disco duplo flutuante de 296 mm e c�liper de tr�s pist�es. Muito eficiente, o freio traseiro tem disco simples de 316 mm, com c�liper de duplo pist�o. Detalhe: os freios s�o de grife Nissin. Para maior seguran�a, a VTX 1800 est� equipada com rodas de liga leve, cal�adas por pneus radiais da Dunlop: 130/70R-18� (dianteira) e 180/70R-16� (traseira).
A big custom da Honda tamb�m � bastante equilibrada, isso em fun��o do bem calibrado conjunto de suspens�o. Ambas as suspens�es copiam com bastante perfei��o as irregularidades do piso. Na dianteira, garfo telesc�pico invertido "upside-down", com curso de 130 mm. J� traseira tem duplo amortecimento (com capas cromadas), com curso de 100 mm e cinco posi��es de ajuste, regulagem que ajuda em muito que vai rodar com garupa e bagagem.
Ergonomia e conforto
A posi��o de pilotagem, o guid�o aberto, o banco tipo sela e o baixo centro de gravidade proporcionam ao piloto a sensa��o de muito conforto. A altura de 700 mm do assento amplo facilita a condu��o e oferece conforto em longos trechos de estrada. � como se voc� est� pilotando sentado num confort�vel sof�. O modelo tem um bom �ngulo de ester�o, por isso, facilita manobras em baixas velocidades.
A Honda poderia pensar em melhorar as fun��es do painel de instrumento, muito simples para uma moto que custa mais de R$ 57 mil. S� � poss�vel verificar a velocidade e hod�metro parcial e total. O painel poderia oferecer mais um hod�metro parcial, rel�gio e fuel-trip, para acompanhar o consumo de gasolina. Al�m disso, os comandos s�o espartanos e as linhas de freio poderiam ser de malha de a�o, em vez de borracha.
Acess�rios
A VTX 1800 pode receber ainda uma infinidade de acess�rios. Em vez de pedaleiras, moto poderia estar equipada com plataformas retr�teis � como a maioria das Harleys. Al�m disso, na VTX pode-se instalar p�ra-brisa, far�is auxiliares, sissy-bar (encosto para a garupa), alforjes entre outros itens que v�o deixar a moto mais confort�vel para se viajar. A Honda Acess oferece uma linha completa para o motociclista personalizar sua VTX 1800. Informa��es, acesse www.hondaaccess.com.br . H� tamb�m v�rias op��es de acess�rios no aftermarket.
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